22 julho 2008

Os Tudor (Ou como uma malvada inglesa assassinou um rei português)




Iniciou ontem, dia 21-07-2008, uma série, na RTP2, «Os Tudor » sobre a vida e a corte de Henrique VIII, rei de Inglaterra.!
“Os Tudors” é uma série de televisão que, produzida por canadianos e irlandeses (Peace Arch Entertainment / Showtime, Reveille Eire), foi apresentada em Portugal pela RTP-2, no Outono passado.
A série parece, à primeira vista, de facto histórica, baseada em acontecimentos reais e naquilo que realmente se passou na época – Mas , acautelai-vos gentes menos atentas, esta é mais uma manobra de enegrecimento da História do Reino de Portugal e dos Algarves; manobra esta que só é possível com o apoio de um canal de televisão pago e sustentado pelo erário público, pelo dinheiro dos contribuintes!!!
È triste o posicionamento da RTP, como alguém disse, é triste a fraca aposta em fazer ficção nacional com temas históricos. Mas se assim é, então os mais jovens olham para estas séries estrangeiras e pensam que aquilo que eles contam foi o que se passou na nossa história. O que neste caso claramente não é verdade.
Como é que a RTP compra e exibe uma tal monstruosidade, não se percebe.
Passo a explicar:
- Henrique tem uma irmã (Margarida na série, que na realidade não existiu), que é obrigada a casar com o Rei de Portugal. O Rei de Portugal é já de avançada idade e por isso (ela é nova), não quer casar com ele. Até aqui tudo bem, naquela altura o que mais havia era casamentos deste tipo.
Lá vai Margarida de barco para Portugal. Quase a chegar a Lisboa "enrola-se" lá com um nobre que a acompanha. Tudo bem, ficção normal. Agora vem a parte "triste":
Chega a Lisboa e o palácio real é retratado como um sítio escuro, com uma corte de "gajos" "rebarbados que mostram a língua e tal quando a princesa passa. Chega ela ao pé do Rei e este é retratado como um velho asqueroso e decrépito (mas mesmo nojento).
Passa-se para a cena em que ela e o Rei vão ter a primeira noite juntos. Toda a nobreza em volta da cama em libidinosa babosice. Até aqui tudo bem pois parece que naqueles tempos era usual ter "pessoal" em volta da cama quando se dava a "trancada" real.
Próxima cena: abre-se o pano em volta da cama e a princesa faz sinal que ele lá conseguiu consumar o acto. Mostra-se a tal personagem a arfar como se fosse morrer, e a nobreza a bater palmas.
Ultima cena : a princesa mata-o na cama, com uma almofada na cara. Ridículo da cena: mostram os pés do Rei todos sujos dando a ideia de que o velho não se lava há muito tempo. (Perdoem-me a crueza da descrição – é mesmo assim!!!)
Desconhecia por completo a existência deste rei português assassinado por uma malvada inglesa!!!

Aquela parte da ida da princesa Margarida para Portugal é invenção. Isso nunca existiu. Se assim é porquê encaixar aquilo na série? Nem acrescenta nada de jeito à estória. Enfim....Aquela então de mostrar os pés do Rei sujos enquanto a Margarida o mata é de um ridículo a toda a prova. Como se os Ingleses e Franceses naquela altura tomassem banho todos os dias. Volto a dizer, completamente despropositado. Se não retratam assim os Franceses na série, porquê os Portugueses?
Por ter duvidas é que, antes de meter o post andei numas páginas a ler o que aconteceu naquela altura. Espanto meu quando dou de caras com a wikipedia que tem lá uma referência à série e refere que aquela parte é ficcionada. Bonito... ehh pá os Ingleses (penso que a série é inglesa) podem retratar-nos como quiserem, agora a RTP é que devia ter mais cuidado naquilo que selecciona. Já viram os "putos" de 15, 16 anos a ver aquilo e a pensar: ehh lá!! naquela altura tinham um velho decrépito e tarado como rei, numa corte de porcos maltrapilhos.

Esta série, provavelmente foi adquirida em saldos ou nalgum pacote promocional.

Aparentemente o rigor histórico não interessa, e desde que tenha muitos peitos e coxas desnudadas é sucesso de audiência.
A corte portuguesa surge como algo grotesco! Tudo gente aparvalhada, pacóvia, que até no momento da consumação do casamento entre este Rei, com nome desconhecido, e a sua esposa (irmã do Rei Inglês), rodeiam a cama, fazendo claque para a coisa correr bem!!!
Em primeiro lugar, nenhuma irmã de Henrique VIII se casou com um Monarca Português. Houve uma que se casou, de facto, com um Rei velho e decrépito, que nem chegou a consumar o casamento mas esse era o Rei de... França (Luís XII)!!

Em segundo lugar, o Rei que governava na altura em Portugal não era nenhum velho, mas sim o jovem D. João III, de 23 anos! (1521-1557)ou, não precisando a data o seu antecessor o Rei D. Manuel I (1495- 1521) http://www.casareal.co.pt/casareal/cronologia/index.php

Em terceiro lugar, Portugal estava na época dos Descobrimentos, período que corresponde ao nosso apogeu de desenvolvimento, de riqueza e a corte portuguesa não era, de todo, aquilo que ali está retratado!
Bom, eu acho que toda esta má vontade em relação a Portugal é vingança por causa do caso Maddie. Os Ingleses pensaram: «Ai vocês dizem que foram os pais que mataram acidentalmente a menina, então nós vamos dizer que o vosso Rei era nojento!» Só pode! Vingativos, pá...malandros!!!
Pois afinal não era bem assim e a coisa tinha que dar para o torto. E onde é que deu para o torto? Na caracterização da corte portuguesa!!
Só pode mesmo ser vingança e com a conivência da RTP que, contribui para a deturpação do rigor histórico. Se assim é…..igualmente tiro as devidas ilações ou….sugestivas…..
Pobre país este! Nem a memória histórica é preservada no que de melhor poderíamos deixar como herança!!!

P.S. Sir Thomas More ( http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://www.luminarium.org/renlit/tmore.htm&sa=X&oi=translate&resnum=3&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dthomas%2Bmoore%26hl%3Dpt-PT) e não sir Thomas Moro ( o "moro" deveria ser outro...

5 comentários:

Anónimo disse...

Tenho que te elogiar pela pesquisa que fizeste e admito que concordo contigo no que diz respeito ao facto da serie não retratar de um modo bonito ou pelo menos real a corte portuguesa. Mas isso não torna a serie numa má serie ou numa serie não digna de ser vista por portugueses. Senão porque estaria eu viciada? ou porque também te teria cativado tanto interesse? No máximo os portugueses que a virem pensarão como eu pensei, e penso que também tu, que os ingleses nada bem nos retrataram tendo em conta a realidade do nosso reino naquela época. E que certamente não nos retratam com toda aquela beleza como retratam Inglaterra. Mas concordo com o que referiste (Mas já vi varias referências à Margarida, irmã do rei, como tendo existido) Só acho que todos nós agimos mal em certas alturas e todos somos patriotas. E certamente, mas é que tenho a certeza, também nós, portugueses, já retratámos muitos povos mal, nem que seja nos livros de História em que ensinam as crianças a ver Portugal como um mar de herois. E os que sofreram? E nas series poruguesas(fracas e poucas)a imagem que damos dos estrangeiros não é muitas vezes má? a mim parece-me que sim. E para mim a RTP está de Parabéns. Porque ou menos a RTP e a 2 não vão nas conversas das ouras televisões portuguesas.
Mas isto é apenas um comentário. Na cena, tão bem descrita por ti, em que a Margarida mata o rei, Portugal é caracterizado de uma forma que muito me desagradou... como se fossemos velhos e tontos.

Anónimo disse...

Devo confessar que também eu sou uma adepta da série. Foi precisamente isso que me fez encontrar este site. Andava a investigar que raio de rei português tinha sido assassinado por uma tal de Margarida....Seria ignorância minha?? Esquecimento?? Lembro-me do episódio e de ter comentado também a triste imagem que foi feita sobre os portugueses. Nós merecíamos mais...

Magalhães disse...

Os ingleses foram sempre assim, em relação aos portugueses… usaram e abusaram de nós!
A mais antiga aliança e depois o mapa cor-de-rosa, com o respectivo ultimato! E por ai fora…
A série é muito boa e a produção deve ter sido caríssima. Não se percebe porque razão na parte que nos quiseram meter lá à força , não tenham utilizado a língua nativa! Por falta de dinheiro, não terá sido certamente.
Quanto ao rigor histórico, está tudo dito. Ou não? Talvez seja mesmo por ignorância! Nem tudo pode ser explicado com a ficção. Sobretudo porque este pequeno capitulo não acrescenta nada à história.

Magalhães disse...

Os ingleses foram sempre assim, em relação aos portugueses… usaram e abusaram de nós!
A mais antiga aliança e depois o mapa cor-de-rosa, com o respectivo ultimato! E por ai fora…
A série é muito boa e a produção deve ter sido caríssima. Não se percebe porque razão na parte que nos quiseram meter lá à força , não tenham utilizado a língua nativa! Por falta de dinheiro, não terá sido certamente.
Quanto ao rigor histórico, está tudo dito. Ou não? Talvez seja mesmo por ignorância! Nem tudo pode ser explicado com a ficção. Sobretudo porque este pequeno capitulo não acrescenta nada à história.

Anónimo disse...

Vi ontem a repetição das cenas do casamento de Margaret com o rei de Portugal. Para além de mentira histórica, não podem restar dúvidas de que a única intenção da produção da série foi achincalhar Portugal, sendo tudo feito de forma tão nojenta que chega a ser chocante de tal forma que não pude deixar de mudar de canal sem ter chegado aquela mascarada ao fim. que necessidade havia em introduzir na série esta aberração histórica e desprestigiante para Portugal, a não ser a clara intenção de menosprezar o nosso País de forma gratuita. Felicito o autor do blogue por ter chamado a atenção dos portugueses para os abusos e falsidades inventados relativamente ao nosso País.